Financiamento a Empresas: Desvendar conceitos, conhecer novas soluções.

Depois da última crise económica e subsequentes desenvolvimentos nos mercados financeiros, ficou claro que a dependência em exclusivo do setor bancário como fonte de financiamento é um risco em si mesmo para o tecido empresarial. É neste contexto que a Associação das Empresas Familiares organiza a Lisbon Investor Conference. No primeiro dia, a conferência quer dar a conhecer, debater e trocar ideias sobre as várias alternativas que podem, se não mesmo que devem, ser consideradas pelas empresas e empresários quando existem necessidades de financiamento.

A Lisbon Investor Conference pretende desvendar o papel do Advisor e respetivo valor acrescentado na busca das melhores soluções de financiamento, concentrando-nos depois em três possíveis pilares: fundos de dívida, operações de mezzanine finance e operações de private equity, dando para cada um deles exemplos concretos e casos de sucesso. Por outro lado, a Lisbon Investor Conference quer ainda alertar para a necessária preocupação atempada para as questões fiscais associadas a estas operações que se não forem tidas em conta, podem inviabilizar facilmente as mesmas. 

Finalmente, a última parte deste dia de conferência, irá abordar a questão do Governance nas Empresas, através de um breve enquadramento teórico, seguido de testemunhos e de uma entrevista. O Governance nas Empresas é uma questão chave para alcançar formas de financiamento mais diversificadas e vantajosas como as que irão ser abordadas. 

O Growth Day da Lisbon Investor Conference tem como objetivo ser pedagógico e provocativo. As soluções a apresentar poderão não ser ainda aplicáveis a todos os casos, mas podem fazer a diferença em muitos deles! Há por isso que as conhecer primeiro para depois, quando necessário, nos lembrarmos das mesmas!